ALIENAÇÃO PARENTAL E LESBOFOBIA: A CONSTELAÇÃO FAMILIAR COMO ALTERNATIVA AO ÓDIO

  • Paloma Leles Conceição de Jesus / Taysa Matos do Amparo

Resumen

A família se perpetua como alicerce fundamental para a estruturação social. Esse padrão familiar é cada dia mais plural e diverso e, diante disso, surgem novos conflitos permeados de velhos preconceitos. O presente artigo apresenta a alienação parental na perspectiva lesbofóbica a serviço do machismo e da masculinidade hegemônica, que após a separação do casal heterossexual e a nova estruturação familiar da mulher numa relação lesboafetiva, desconstrói a relação entre mãe e filho. Por fim, apresenta a possibilidade de resolução do conflito e promoção de um ambiente familiar saudável através da Constelação Familiar. Para tanto se utilizou o método bibliográfico e de caráter exploratório a partir do conjunto de obras sobre o assunto.

Biografía del autor/a

Paloma Leles Conceição de Jesus / Taysa Matos do Amparo

Paloma Leles Conceição de Jesus - Graduanda em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Extensionista em Mediação de Conflito no Observatório da Pacificação Social (UFBA); Extensionista em Justiça Restaurativa no Centro de Pesquisas Jurídicas (UFBA). 

Taysa Matos do Amparo - Doutoranda em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestra em Gestão em Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialista em Metodologia e Gestão do Ensino; Graduada em Direito; Professora Substituta da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Assessora da Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado da Bahia; Coordenadora da Coluna Direito e Arte do Empório do Direito (http://emporiododireito.com.br/resultado); Membro do Instituto Baiano de Direito Processual Penal (IBADPP); Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM); Parecerista do IBCCRIM (2018); Avaliadora Ad Hoc da Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM; Membro da Rede Brasileira de Direito e Literatura (RDL); Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). 

Sección
Artigos