AS BASES EPISTEMOLÓGICAS DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS

  • Marilúcia dos Santos Domingos STRIQUER

Resumen

Este artigo tem como objetivo revisitar as bases epistemológicas do Interacionismo Sociodiscursivo, a fim de compreender a perspectiva teórico-metodológica proposta por esta corrente. Sustentado por preceitos de Vygotsky e de Bakhtin, o gênero, para o Interacionismo Sociodiscursivo, é um instrumento semiótico complexo e é concebido em uma dupla semiotização: é objeto/conteúdo escolar a ser ensinado pelo professor ao aluno e, ao mesmo tempo, é um guia do professor para o ensino das dimensões, das especificidades de um gênero e de suas operações de uso.

Biografía del autor/a

Marilúcia dos Santos Domingos STRIQUER

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UEN), campus Jacarezinho. Endereço eletrônico: marilucia@uenp.edu.br

Sección
Artigos