AS BASES EPISTEMOLÓGICAS DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS

  • Marilúcia dos Santos Domingos STRIQUER
Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo, Gêneros textuais, Instrumento semiótico

Resumo

Este artigo tem como objetivo revisitar as bases epistemológicas do Interacionismo Sociodiscursivo, a fim de compreender a perspectiva teórico-metodológica proposta por esta corrente. Sustentado por preceitos de Vygotsky e de Bakhtin, o gênero, para o Interacionismo Sociodiscursivo, é um instrumento semiótico complexo e é concebido em uma dupla semiotização: é objeto/conteúdo escolar a ser ensinado pelo professor ao aluno e, ao mesmo tempo, é um guia do professor para o ensino das dimensões, das especificidades de um gênero e de suas operações de uso.

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos STRIQUER

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UEN), campus Jacarezinho. Endereço eletrônico: marilucia@uenp.edu.br

Seção
Artigos