INTERAÇÃO E ENSINO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A AULA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO

  • Marise Adriana Mamede GALVÃO
Palavras-chave: Interação, Ensino, Sala de aula

Resumo

Este trabalho focaliza a sala de aula de graduação, a partir de ocorrências pedagógicas e linguístico-discursivas. Nesse sentido, salientam-se as evidências da instituição, no tocante ao plano de ensino, às abordagens selecionadas, bem como às rotinas da sala de aula. Ao mesmo tempo, as necessidades do tempo e espaço da instituição influenciam a forma como o discurso é gerenciado. Nessa direção, considerase que a sala de aula apresenta características do controle acadêmico e da “ecologia” social que se estabelece em qualquer local de trocas entre pessoas de determinado grupo, em uma cultura específica.

Biografia do Autor

Marise Adriana Mamede GALVÃO

Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Departamento de Ciências Sociais e Humanas , Currais Novos, RN, Brasil. marisemamede@gmail.com

Seção
Artigos