PLANEJAMENTO E PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: NOVOS RUMOS PARA A DOCÊNCIA NO CURSO DE LETRAS DA UNIRG

  • Marcilene de Assis Alves ARAÚJO (...)
Palavras-chave: Planejamento, Interdisciplinaridade, Prática pedagógica

Resumo

Este artigo propõe relatar uma experiência interdisciplinar realizada com os alunos do curso de Letras do Centro Universitário UnirG, em Gurupi-TO. Articulamos os conceitos da teoria da complexidade, da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade à prática docente nessa IES, compreendendo o contexto desse curso e seu Projeto Pedagógico. Recorremos aos estudos de D’Ávila (2011), Fazenda (1992, 2001, 2003, 2007), Japiassu (1976), Morin (2002), e Moraes (2003) os quais nos subsidiaram teoricamente para iniciar esse trabalho interdisciplinar. Constatamos que para uma prática interdisciplinar é necessário diálogo, planejamento coletivo, integração de conhecimentos, estratégias e objetivos entre as disciplinas como eixos norteadores para o ensino.

Biografia do Autor

Marcilene de Assis Alves ARAÚJO (...)

Marcilene de Assis Alves ARAÚJO
Professora do Curso de Letras no Centro Universitário UnirG. Doutoranda em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína. Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana MACKENZIE – SP e É bolsista Capes-Obeduc. marcilenearaujo36@gmail.com

Maria Elaine MENDES
Professora do Curso de Letras do Centro Universitário UnirG. Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína. elainemendesq@hotmail.com

Maria José de PINHO
Professora Associada I, da Universidade Federal do Tocantins, Campus Palmas e do Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína. Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), Líder de Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras - UFT mjpgon@uft.edu.br

Francisco Edviges ALBUQUERQUE
Professor Adjunto III da Universidade Federal do Tocantins – Campus Araguaína, Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Coordenador Institucional do Observatório de Educação, Projeto nº 11395 - Edital 049/2012/CAPES/INEP fedviges@uol.com.br

Seção
Artigos