OS DOCUMENTOS OFICIAIS E A EDUCAÇÃO:

MENÇÕES SOBRE LEITURA E BIBLIOTECA ESCOLAR

  • Aline Casagrande Rosso Cardoso/ Gladir da Silva Cabral
Palavras-chave: Documentos oficiais, Leitura, Biblioteca escolar

Resumo

Este artigo se propõe averiguar de que maneira os temas leitura e biblioteca escolar estão
dispostos em documentos oficiais brasileiros que orientam a educação nos níveis Estadual e
Federal (se estão). Para tanto, analisam-se os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o
Manual Básico da Biblioteca Escolar, o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e a
Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC). Esta é uma pesquisa advinda da dissertação de
mestrado da primeira autora, orientada pelo segundo, os quais focalizaram os estudos no
entendimento de como se dá a leitura na escola e o (des)uso da biblioteca escolar no processo
de aquisição da leitura. Além dos documentos oficiais, trabalha-se com autores como Silva
(1981), Carneiro da Silva (1999), Macedo (2005) e Costa (2009), como forma de estabelecer
diálogos e facilitar a compreensão do estudo. As conclusões apontam para a ideia de que há
lacunas, com relação aos temas, nos documentos elaborados e destinados ao Estado, bem
como falta de atualização, ao contrário dos documentos nacionais, que possuem maior
número e, com frequência, possuem objetivos previamente estabelecidos sobre os temas em
discussão.

Biografia do Autor

Aline Casagrande Rosso Cardoso/ Gladir da Silva Cabral

Mestra em Educação. Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

 

Doutor em Letras (Universidade Federal de Santa Catarina). Universidade do Extremo Sul
Catarinense (UNESC)

Seção
Artigos