OS DOCUMENTOS OFICIAIS E A EDUCAÇÃO:
MENÇÕES SOBRE LEITURA E BIBLIOTECA ESCOLAR
Resumen
Este artigo se propõe averiguar de que maneira os temas leitura e biblioteca escolar estão
dispostos em documentos oficiais brasileiros que orientam a educação nos níveis Estadual e
Federal (se estão). Para tanto, analisam-se os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o
Manual Básico da Biblioteca Escolar, o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e a
Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC). Esta é uma pesquisa advinda da dissertação de
mestrado da primeira autora, orientada pelo segundo, os quais focalizaram os estudos no
entendimento de como se dá a leitura na escola e o (des)uso da biblioteca escolar no processo
de aquisição da leitura. Além dos documentos oficiais, trabalha-se com autores como Silva
(1981), Carneiro da Silva (1999), Macedo (2005) e Costa (2009), como forma de estabelecer
diálogos e facilitar a compreensão do estudo. As conclusões apontam para a ideia de que há
lacunas, com relação aos temas, nos documentos elaborados e destinados ao Estado, bem
como falta de atualização, ao contrário dos documentos nacionais, que possuem maior
número e, com frequência, possuem objetivos previamente estabelecidos sobre os temas em
discussão.