O DITO, O NÃO DITO, OS SILENCIAMENTOS E A CONSTRUÇÃO DO TEXTO:
POSSIBILIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL DE UM DISCURSO CARNAVALESCO À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO
Resumen
Por meio da análise de um texto veiculado na mídia em que há o posicionamento de uma
jornalista sobre o Carnaval, o presente artigo discute, à luz dos estudos da Análise do
Discurso, como se opera a construção do texto, isto é, no que se refere ao que efetivamente é
dito pelo texto e o que não é dito (o que o texto silencia). Ainda, pretende-se analisar os
motivos que levaram a autora do texto a dizer o que disse da forma como foi dita. Para tanto,
com base nos estudos de Ingo Voese (2004), pretende-se mostrar caminhos possíveis na
leitura e análise textual. Longe de esgotarem as discussões, os caminhos de análise propostos
pela Análise do Discurso podem contribuir nas aulas de Língua Portuguesa, fomentando e
propiciando discussões e interpretações muito ricas para serem utilizadas por professores em
sua metodologia de ensino de leitura e escrita. Ademais, considerando que nenhum texto ou
discurso se constitui de forma isolada, mas que sempre é atravessado pelo discurso do outro
(AUTHIER-REVUZ, 1990; BAKHTIN, 2000), pode-se observar a importância da Análise do
Discurso enquanto desencadeadora do pensamento reflexivo, atuante na formação histórica e
ideológica do sujeito leitor.