REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO MÉDIA E SUPERIOR NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS PARA O APRENDIZADO DE QUÍMICA
Resumen
Neste trabalho procurou-se debater os problemas referentes ao processo ensino-aprendizagem
no Brasil, enfatizando o perfil dos alunos egressos do ensino médio e ingressos no ensino
superior, focalizando a disciplina de Química a partir das observações e metodologias
utilizadas pelos professores de Química nos vários níveis de ensino, considerando se estão ou
não de acordo com as novas tendências pedagógicas. Ainda, o trabalho objetivou enfatizar a
utilização das novas tecnologias em contrapartida aos métodos tradicionais para a facilitação
da memorização de conceitos abstratos, relacionando a Química ao cotidiano do aluno.
Procurou também destacar a importância do treinamento e estímulo dos professores para que
incentivem os alunos ao estudo da Química, a partir das novas concepções metodológicas que
estão trazendo outros olhares sobre o ensino desta disciplina, para então se entender melhor o
universo da educação.