REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO MÉDIA E SUPERIOR NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS PARA O APRENDIZADO DE QUÍMICA

  • Érica Pereira/ Dicesar Correia/ Camila Molena de Assis
Palavras-chave: Educação, Desenvolvimento de metodologias e tecnologias nos cursos superiores de Química

Resumo

Neste trabalho procurou-se debater os problemas referentes ao processo ensino-aprendizagem
no Brasil, enfatizando o perfil dos alunos egressos do ensino médio e ingressos no ensino
superior, focalizando a disciplina de Química a partir das observações e metodologias
utilizadas pelos professores de Química nos vários níveis de ensino, considerando se estão ou
não de acordo com as novas tendências pedagógicas. Ainda, o trabalho objetivou enfatizar a
utilização das novas tecnologias em contrapartida aos métodos tradicionais para a facilitação
da memorização de conceitos abstratos, relacionando a Química ao cotidiano do aluno.
Procurou também destacar a importância do treinamento e estímulo dos professores para que
incentivem os alunos ao estudo da Química, a partir das novas concepções metodológicas que
estão trazendo outros olhares sobre o ensino desta disciplina, para então se entender melhor o
universo da educação.

Biografia do Autor

Érica Pereira/ Dicesar Correia/ Camila Molena de Assis

Química (UNESP). Mestra e Doutora em Biotecnologia (USP). Professora na área de engenharia no
Centro Universitário Padre Anchieta (UNIANCHIETA). Contato: emppiq@hotmail.com.

Químico (UNIB). Pós-Graduado em Química (FOC). Professor na área de engenharia no Centro
Universitário Padre Anchieta (UNIANCHIETA). Contato: dicesar@terra.com.br.

Química (UNESP). Mestra em Engenharia Mecânica (UNICAMP). Doutoranda em Engenharia
Química (USP). Professora na área de engenharia no Centro Universitário Padre Anchieta
(UNIANCHIETA). Contato: camila.molena@anchieta.br.

Seção
Artigos